A manutenção de motores elétricos é um processo de checagem realizada periodicamente para averiguação do funcionamento dos equipamentos, identificando irregularidades quando ainda são simples de resolver.
Ao inspecionar sistemas, componentes e peças, a manutenção de motores elétricos, assegura que os equipamentos estão em boas condições de uso. A manutenção corrige problemas e:
Evita que acidentes de trabalho aconteçam, deixando o ambiente de trabalho mais seguro;
Reduz o número de paradas não planejadas e os impactos que têm no processo produtivo;
Reduz custos com manutenção;
Aumenta a performance e vida útil dos equipamentos;
Melhora na performance e desempenho no dia a dia;
Diminui o consumo excessivo de energia;
Maior qualidade operacional
As falhas mais comuns encontradas em motores elétricos são:
Superaquecimento de componentes;
Conexões com desgastes ou deterioradas;
Cargas desbalanceadas;
Desequilíbrio de correntes de tensão;
Sobrecarga em circuitos elétricos;
Baixa resistência;
Obstruções em trocadores de calor.
O que devemos verificar durante a manutenção do motor elétrico?
É necessário ter uma rotina de manutenção, e são fundamentais algumas verificações para garantir o correto funcionamento do motor, são elas:
Limpeza: com o objetivo de remover sujeiras e poeira que podem atrapalhar o funcionamento do motor elétrico ou até obstruir os sistemas de ventilação. Não esqueça de inspecionar e higienizar as escovas de carvão, para verificar a existência de desgastes ou danos.
Nível de Óleo: responsável por proteger e lubrificar os mancais do motor elétrico, se não estiver no nível correto pode levar ao desgaste dos mancais e mal funcionamento do motor. A substituição do óleo, deve ser periódica e com base nas indicações dos fabricantes, variando por tipo de equipamento.
Lubrificação: de suma importância para a conservação dos rolamentos e outras peças, também deve ser realizada a troca, respeitando-se o tipo, prazo de relubrificação e quantidade de lubrificante conforme indicação do fabricante.
Calibração: indicada quando há desregulamento de peças ou desafixação do motor, problemas que podem ser ocasionados por trocas de peças ou pela vibração que o próprio motor emite naturalmente ao longo do tempo.
Vibração: uma das principais técnicas de manutenção preditiva, a análise de vibração pode identificar de forma precoce problemas como desalinhamento, desequilíbrio, folga mecânica, problemas de lubrificação e desgaste de componentes. Dessa forma, identifica-se o problema com antecedência e pode agir antes que se tornem falhas graves. Essa técnica identifica oscilações e determina um diagnóstico completo, utilizando gráficos que demonstram a vribração de forma precisa.
Teste de isolamento: esse teste evita curtos circuitos e outros problemas elétricos, que além de prejudicar a máquina, também colocam em risco a segurança dos trabalhadores. É realizado por meio de um equipamento chamado megôhmetro, que é capaz de medir a resistência do isolamento elétrico do motor. O megôhmetro aplica uma tensão elétrica ao motor e mede a corrente que flui através do isolamento. Se ela estiver fora dos parâmetros, significa que existem problemas na isolação elétrica do motor, que devem ser investigados e resolvidos o quanto antes.
Inspeção visual e verificação de desgastes: A inspeção visual é uma inspeção geral, que busca encontrar sinais de desgaste, vazamentos, existência de sujeiras, oxidação e peças danificadas que no longo prazo podem levar o equipamento à falha. Nela são verificados:
- Estado da vedação e realização de trocas, quando necessário;
- Estado dos mancais, verificando se há ruídos e níveis de vibração que não são frequentes;
- Limpeza da carcaça para que não ocorra acúmulo de óleo ou de pó na parte externa do motor;
- Anel de fixação do comutador;
- Existência de folgas entre o eixo e o mancal;
- Estado das escovas de carvão, rolamentos, mancais e anéis coletores;
- Interruptor de partida;
- Parafusos no pé do motor.
Passagem de corrente elétrica pelo rolamento: o rolamento permite uma rotação suave e silenciosa e desempenha a importante função, de suportar a carga no motor. Sempre que a corrente elétrica passa por rolamentos, existe uma ameaça potencial à confiabilidade do motor elétrico. Altas tensões podem superar as propriedades isolantes da graxa do rolamento e as faíscas resultantes podem causar corrosão, furos, crateras de fusão e, eventualmente, a falha prematura dos rolamentos e do motor. A verificação dessas descargas, é realizada através da medição de tensão do eixo do motor. Essa técnica têm como objetivo identificar o problema, que pode ser:
- Inversores de frequência;
- Projeto do motor elétrico;
- Cabeamento assimétrico;
- Aterramento e máquina acionada;
- Assimetria de fluxos;
- Eletricidade estática de correias industriais.
Mantenha uma rotina de inspeção, listando sempre as checagens e definindo as periodicidades das manutenções. Ou seja, pense de quanto em quanto tempo devem ser realizadas as limpezas, lubrificações e inspeções visuais para garantir a performance do motor elétrico.
A manutenção de motores elétricos evita o agravamento de uma série de problemas, promove segurança no ambiente de trabalho e torna as decisões mais assertivas.
Para saber mais sobre os tipos e a importância da manutenção, leia também nosso post "Qual a importancia de realizar a manutencao nas maquinas e equipamentos industriais".
E a JacTrade? Como pode nos ajudar dentro desse segmento?
A JacTrade fabrica as escovas de carvão para motores elétricos de diversas marcas e modelos. Inclusive fabricamos as escovas de carvão de marcas importadas. Basta nos enviar o desenho, amostra ou uma foto com as dimensões.
Temos também uma gama de produtos que atendem sua manutenção: rolamentos, anéis orings, retentores, vedações e muito mais.
Para maiores informações e/ou solicitações, entre em contato conosco.
E aí? Gostou? Que tal verificar sua manutenção? Verificar como anda o funcionamento de seus equipamentos? Lembrando que é melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado.