• JacTrade

Qual a importância de realizar a manutenção nas máquinas e equipamentos industriais?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT, a manutenção das máquinas industriais pode ser definida como: “a combinação de iniciativas técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, com o objetivo de manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar a função requerida”.


Os processos produtivos são afetados negativamente com o excesso de reparos no maquinário, interrupções constantes do seu funcionamento e, principalmente com o funcionamento inadequado durante a produção; estes fatores atingem diretamente os custos de produção.


Um plano eficaz para a manutenção, pode não só evitar estes fatores, como também favorecer o desempenho dos funcionários e garantir maior capacidade produtiva dos equipamentos.

Enfim, os procedimentos para a manutenção de máquinas e equipamentos, quando realizados por meio de programas de correção, prevenção e predição, geralmente resultam em uma série de benefícios para a empresa, tais como:


• Redução dos custos operacionais;

• Ampliação da vida útil dos equipamentos;

• Economia com multas e interdições resultantes de crimes ambientais;

• Economia de energia elétrica;

• Menos despesas com indenizações por acidentes de trabalho;

• Diminuição da necessidade de comprar novos maquinários (por conta do aumento de sua vida útil);

• Produtos com melhor acabamento (e, consequentemente, maior credibilidade no mercado);

• Fidelização de clientes;

• Aumento da produção;

• Entre vários outros benefícios.


Qual a diferença entre os tipos de manutenção?

A Manutenção Corretiva, é aquela que só acontece quando a máquina e/ou equipamento falha, deixando de funcionar. Dividi-se em Manutenção Corretiva Urgente, quando acontece de forma inesperada. O equipamento para de funcionar, e o conserto deve ser feito urgentemente. E Manutenção Corretiva Programada, quando a máquina é retirada de campo e o seu conserto será agendado, seguindo critérios específicos predeterminados.


Já na Manutenção Preventiva, o procedimento ocorre em períodos preestabelecidos. São analisadas as características do maquinário, estatísticas de reparos anteriores, tempo de funcionamento, entre outros dados, assim é feito todo um planejamento para as manutenções — que ainda determinará qual o limite de tempo para a sua utilização sem riscos. A manutenção é realizada mesmo que 'aparentemente' estejam funcionando perfeitamente. Pode ser por meio de lubrificações, análises, reparo do seu mecanismo, técnicas de calibragem, aferições, inspeções programadas, troca de peças gastas, além da análise das recomendações que vêm de fábrica.


A Manutenção preditiva, objetiva o acompanhamento periódico das máquinas e/ou equipamentos, através de visitas técnicas e coleta de informações, detectando irregularidades, ruídos estranhos, nível de lubrificação, calor excessivo, vibrações anormais, entre outros indicativos. As técnicas de manutenção preditiva mais utilizadas são: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e técnicas de análise não destrutivas. Tem como objetivo evitar reparos inconvenientes, desmontagens dos mecanismos, consertos de emergência e interrompições do processo produtivo, gerando aumento nos custos de produção. Essas ações presumem uma possível necessidade de manutenções corretivas, alertam para o uso inadequado da máquina e detecta irregularidades que podem exigir uma manutenção corretiva.


Como a JacTrade pode ajudar minha empresa no meu processo de manutenção?

Sabemos da extrema importância da manutenção para qualquer empresa; sabemos que depois das pessoas, os equipamentos são o maior recurso da empresa, por isso nosso objetivo é disponibilizar produtos de qualidade que favoreçam o desempenho de seus funcionários e garantam maior capacidade produtiva de seus equipamentos.


Em nosso mix de produtos disponibilizamos: Artefatos de Borracha, Buchas e Tarugos de Bronze, Carvão para Barramento e Ponte Rolante, Escovas de Carvão, Molas e outros Artefatos de Arame, Palhetas de Grafite, Plásticos Industriais, Porta Escova e Anel Coletor, Porta Escova e Escovas para Embreagem.


E aí? Gostou? Que tal verificar sua manutenção? Verificar como anda o funcionamento de seus equipamentos? Lembrando que é melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado.


Posts recentes

Ver tudo