No post anterior falamos sobre a importância de se realizar corretamente e periodicamente a manutenção em máquinas e equipamentos. Com os equipamentos para movimentação de cargas não é diferente. Porém, neste caso, não falamos só em benefícios com redução de custos, metas e lucros. É crucial estabelecer ações para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores durante o uso dos diversos tipos de equipamentos para movimentação de cargas.
Mas o que são e para que servem os equipamentos para movimentação de cargas?
São equipamentos de elevação de cargas e/ou veículos industriais, têm a função de elevar, mover e abaixar com o objetivo de transferir diversos tipos de cargas e volumes, dos quais são impossíveis de serem transportados somente com a força física humana.
Utilizados não só para facilitar o dia a dia das empresas, gerando lucros e aumento da produtividade, com sua agilidade em realizar tais funções mas, para minimizar drasticamente os acidentes de trabalho: desde lesões leves ou graves até os acidentes fatais.
São variados os modelos de equipamentos de elevação de cargas e veículos industriais, entre eles:
Principais Preocupações com os Equipamentos para Movimentação de Cargas:
É necessário cumprir com a NR (Norma Regulamentadora 12 - Disposição Complementar do Capítulo V Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), da qual é responsável por gerir ações a favor da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, conforme seu próprio texto define: “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas”.
Então, seguindo seu escopo é necessário realizar as seguintes ações:
Realização de inspeção eletromecânica preventiva;
Manutenção corretiva de pequeno, médio e grande porte;
Manutenção corretiva emergencial;
Inspeção elétrica e testes operacionais;
Ter um Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Realizar um Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento;
Relatório Técnico com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da Máquina ou Equipamento (são mais de 150 itens verificados bem como possíveis indicações de reposição de peças;
Teste de Carga (com ART);
END (Ensaios Não Destrutivos);
APR (Análise Preliminar de Risco).
Escolha correta e Manutenção dos Equipamentos para Movimentação de Cargas:
Para obter agilidade nos processos de armazenagem e transporte de materiais e a segurança dos funcionários com o uso destes equipamentos, é necessário analisar corretamente cada necessidade de forma isolada. Ou seja, nem sempre será possível utilizar o mesmo equipamento para demandas diferentes. Por isso é necessário observar:
estrutura e layout do local
peso e tipo de carga
dimensão total da carga (comprimento, largura e altura)
segurança do equipamento
Suporte técnico e manutenção
Para que os equipamentos de elevação de cargas e veículos industriais funcionem perfeitamente e de forma segura é necessário realizar um plano de manutenção periódico. Do qual dependerá da quantidade de cargas e peso "movimentado" de cada equipamento. Quanto mais utilizada, maior será o número de manutenções necessárias.
Como a JacTrade pode ajudar com a manutenção de Equipamentos para Movimentação de Cargas?
Temos uma vasta linha de peças para equipamentos de movimentação de cargas e veículos industriais. Fabricamos conforme desenho ou cróqui e a partir de fotos e/ou amostras. São eles:
E aí? Gostou? Que tal verificar sua manutenção? Verificar como anda o funcionamento das suas máquinas? Lembrando que é melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado.