• JacTrade

Escovas de Carvão: Qual sua utilidade?

Você precisa comprar uma escova de carvão e nem sabe por onde começar? Não sabe o que é, nem para que serve, só sabe que precisa comprar?? Então bora lá responder as principais dúvidas sobre as Escovas de Carvão.


O que são Escovas de Carvão? E para que servem?

As escovas de carvão são contatos deslizantes que servem para transmitir corrente elétrica de uma peça estática para uma peça rotativa, em um motor ou gerador; em máquinas CC (corrente contínua) e, asseguram uma comutação sem faíscas.

Ou seja, as escovas de carvão desempenham o importante papel de conduzir corrente elétrica e são responsáveis por garantir o excelente funcionamento da máquina e/ou equipamento.

O carvão possui propriedades de um lubrificante sólido; resiste aos efeitos de altas temperaturas, mantendo-se em sua forma sólida até temperaturas próximas a 3000ºC; possui baixa densidade comparado a outros metais, fazendo com que deslize facilmente mesmo em superfícies irregulares; não possui efeito de "solda"; alta condutividade elétrica; baixo coeficiente de atrito; boa estabilidade mecânica e ampla faixa de velocidade.


Aaah, conduzem corrente! São todas iguais? Posso colocar qualquer uma?

Nãaaaao, não são todas iguais! Para cada motor, cada gerador, ferramenta ou quaisquer outros equipamentos, é utilizado um tipo de escova de carvão diferente. Como assim? Elas podem variar nas dimensões, no modelo (algumas precisam de uma cordoalha e conector; outras precisam de mais de um carvão ligados ao conector, mais de uma cordoalha e assim por diante), no tipo de carvão. Tudo depende da aplicação da escova. E a escolha correta do carvão é fundamental para o bom funcionamento da máquina e/ou equipamento.


Entendi. Mas como assim tipo de carvão?

As escovas de carvão podem ser fabricadas com a mistura de outros pós metalicos, geralmente com cobre ou prata, sendo elas em metalgrafite ou pratagrafite respectivamente, gerando assim alta condutividade elétrica. A escolha da porcentagem correta de cobre ou prata é fator determinante para um bom funcionamento da máquina.

Sendo as mais utilizadas: escovas de grafite natural, escovas eletrografíticas, escovas de carvão amorfo, escovas de metalgrafite, escovas de pratagrafite. Sendo possível outras combinações para otimizar o seu funcionamento a depender da aplicação.

A escolha incorreta do tipo de carvão pode acarretar em desgastes acentuados da escova, interrupções de contato, faíscamento do motor, centelhamento destrutivo, comutador ranhurado, soltura dos rabichos e até mesmo a quebra das escovas de carvão.


Como saber a porcentagem correta de metal para minha aplicação?

Para determinar a porcentagem de metal é preciso saber a corrente elétrica (A) da máquina, nº de escovas utilizadas na máquina e/ou equipamento e a medida do alojamento do porta escova (suporte da escova responsável por pressioná-las contra um comutador levando corrente elétrica para os enrolamentos do motor, através de molas de pressão).

Com estas informações, nossos técnicos irão calcular a densidade de corrente (A/cm²) que circulará na superficíe de cada escova — ou seja, a capacidade de carga que uma escova pode suportar, sem danos, sob condições normais de operação — determinando assim a porcentagem correta.


Qual a durabilidade das escovas de carvão? Quando realizar a troca?

A durabilidade da escova de carvão, vai depender da frequência de uso: quanto mais utilizada mais desgaste ocorrerá. O uso adequado, a escolha correta dos materiais, a manutenção da máquina, tudo vai determinar o ciclo de vida da escova. É normal a máquina e/ou equipamento ter seu desempenho reduzido e, muitas vezes, o motivo é o desgaste natural da escova de carvão. Quanto maior o desgaste, mais o motor perderá potência. Por isso é importante acompanhar o desempenho do equipamento.

A troca das escovas de carvão, garantem maior capacidade produtiva e aumento de vida útil do equipamento, evita falhas no uso, maior segurança na operação e favorecem o desempenho de seus funcionários.


Bem explicativo. Mas como faço para cotar as escovas de carvão com a JacTrade?

Super fácil. Geralmente o cliente já possui um desenho técnico ou cróqui, com as características da máquina e/ou equipamento (corrente (A), nº de escovas por equiapamento, entre outros dados), só nos enviar por email ou whatsapp.

Caso não tenha desenho ou cróqui, fique tranquilo(a), pois conseguimos fabricá-las a partir de fotos e/ou amostras. Assim catalogamos sua escova e quando precisar novamente estará arquivado em nosso sistema.

Aaaah falando em "catalogar", escovas para ferramentas, empilhadeiras, alguns motores elétricos, nós já temos catalogados: só nos enviar o código e/ou modelo da máquina que já conseguimos elaborar sua cotação.


E aí? Gostou? Que tal verificar sua manutenção? Verificar como anda o funcionamento das suas máquinas? Lembrando que é melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado.

vendas@jactrade.com.br

São Paulo / SP

Inscreva-se em nossa Newsletter

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por JacTrade - Produtos Industriais.