Estoque: Principais tipos de estoque presentes na indústria
top of page
  • JacTrade

Estoque: Principais tipos de estoque presentes na indústria

É no estoque que se concentra a maior parte do capital da empresa. Estoque é o conjunto de mercadorias ou produtos em posse de uma empresa, utilizado para fabricação de seu produto ou suprir alguma necessidade da própria empresa. É no estoque que encontramos matérias-primas, suprimentos, componentes, materiais em processo ou produtos acabados, dos quais precisam de um controle rígido em prol da saúde financeira da empresa.

A função dos estoques é maximizar as vendas, aperfeiçoar o planejamento e controle de produção, quanto maior o investimento, maior será o comprometimento e responsabilidade de cada departamento. Minimizar perdas e custos, otimizar investimentos, reduzindo as necessidades de capital investido. (DIAS, 2010)

Os benefícios de se manter um estoque são diversos, entre eles:

  • Melhorar o Serviço ao Cliente

  • Economia de escala

  • Proteção contra mudanças de preço

  • Proteção contra incertezas na demanda e no tempo de entrega (Lead Time)

  • Proteção contra contingências

Existe diversas classificações de estoques, leva-se em consideração a natureza dos produtos fabricados e as atividades das empresas. Porém vamos citar aqui os tipos de estoque mais presentes na indústria, ou seja, do ponto de vista do processo produtivo, os estoques operacionais:

  1. Estoque de Fluxo: tem como função viabilizar a operação do sistema produtivo, impedindo-o de parar. É o material que está sendo processado e/ou manuseado nos diversos estágios produtivos e que se encontra em trânsito entre dois estágios subsequentes. Ou seja, um Estoque em Movimentação ou momentaneamente aguardando processamento, dentro de uma fábrica para atender a um plano de produção. E Estoque sendo Transportado ou momentaneamente aguardando embarque em vias de distribuição para atender um plano de suprimento. Sua causa é o tempo de reposição.

  2. Estoque de Ciclo: tem como função reduzir custos (de energia, transporte...) e decorre da conveniência de se ter o ressuprimento dos estoques em lotes, mensurados de forma a oferecer uma boa escala de produção e/ou transporte. Seriam os lotes mínimos de produção e/ou de compra superiores as necessidades momentâneas de uso. Sua causa é a economia de escala.

  3. Estoque de Segurança: pode ser de produção ou de distribuição. Sua causa é a incerteza. Este tipo de estoque mantem uma quantidade de produto, garantindo assim que o processo produtivo não pare, por incertezas no meio produtivo tais como incertezas de fornecimento (quando fornecedor não garante a entrega), de processos (quando ocorre alguma falha no maquinário, falta de funcionários), de mercado (quando quer ter produto ou mercadoria a pronta entrega ou com menores prazos).

  4. Estoque Sazonal: sua função é estabilizar a capacidade de produção de um produto sujeito às flutuações de demanda do consumidor — geralmente ao longo do ano, com as tendências, lançamentos de novos produtos, principalmente nas datas festivas — ou seja, quando a capacidade de produção é inferior a demanda. Sua causa é a demanda sazonal.

Sabendo os principais tipos de estoque na indústria, é preciso determinar qual é o(s) tipo(s) (sim, é possível ter mais de um tipo na mesma empresa) presente na sua indústria gerindo com uma boa gestão de estoque. Conseguir atender às demandas dos clientes no momento e na quantidade certa pode significar um diferencial decisivo para o sucesso da empresa.

A gestão de estoque é quando a empresa consegue promover a organização e o controle de suas mercadorias em determinado espaço e tempo. Sua função é evitar a falta ou o excesso de produtos e/ou mercadorias, pois isso pode representar prejuízos para o caixa da empresa. É através da gestão de estoque que é possível definir o tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização, realização de inventário, compreender melhor suas demandas e determinar as necessidades de reabastecimento, alcançando o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas, assegurando assim a continuidade das operações e a otimização dos recursos disponíveis, gerando a redução de custos e aumento da produtividade.


Como a JacTrade pode nos ajudar a manter o estoque em dia?


E aí? Gostou? Que tal verificar como está seu estoque? Verificar como anda o funcionamento de seus equipamentos? Lembrando que é melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page